Papo sobre alimentação: Algumas mudanças...
Dieta: Corte os hábitos que fazem comer mais
Assistir à televisão enquanto se alimenta
Comer assistindo televisão, lendo uma revista, falando ao telefone, entre outras atividades, distrai e facilita os excessos alimentares.
Pular refeições
Deixar de ter um bom café da manhã, por exemplo, é um erro comum que acaba levando a pessoa a não ter energia durante o dia e favorece o consumo de lanches calóricos que fazem engordar.
Consumir muitos carboidratos simples
Eles são deliciosos. Mas, digeridos mais rapidamente, e elevam os níveis de açúcar no sangue. Balas, doces, chocolates pães e bolos de farinha branca levam o pâncreas a bombear quantidades ainda maiores de insulina para ajudar a restabelecer os níveis normais de açúcar no sangue.
Comer muito rápido
Esse é um hábito cada vez mais comum, principalmente em cidades grandes. Comer rapidamente faz com que você coma muito antes de perceber que já está satisfeito. O cérebro leva um tempo para começar a enviar sinais de satisfação. Mastigar mal os alimentos prejudica a digestão e é fator de risco para uma síndrome metabólica, uma combinação de sintomas como pressão alta, obesidade, colesterol alto, e resistência à insulina.
Beliscar
Durante as atividades do dia-a-dia, este hábito aumenta as chances de ficar acima do peso. A vontade de beliscar toda hora vem quando não nos alimentamos corretamente durante as refeições estipuladas ou quando os alimentos que compõem essas refeições são de baixo valor nutricional. Sabendo distinguir a fome da vontade de comer e marcando horários fixos para as refeições,sem intervalos muito grandes entre elas, a vontade de beliscar passa e você come menos. Evite deixar doces, bolos, chocolates e petiscos nos armários de casa.
Para as mudanças de hábitos:
- O ideal é sentar-se à mesa, num ambiente tranquilo. Alimente-se devagar, descansando os talheres sobre a mesa entre uma porção e outra. Faça um teste e perceba que você necessita de uma porção muito menor para se sentir saciado;
- Procurar comer em poucos períodos de tempo 3 em 3 horas é o ideal;
- Não pular refeições. Ex: "não jantar" e sim faça uma escolha de alimentos mais balanceados nesse jantar, evitando carboidratos;
- Troque os carboidratos simples pelo integral, dão mais saciedade, além de outros benefícios;
- Coma devagar e mastigue bem os alimentos, lembrando que a boa digestão começa na boca;
- Para a fome que aparece no meio de dia para os lanchinhos, prefira frutas.
Diário da Saúde: Mudando o treino, pulando corda!
Fazem já mais de vinte dias que comecei a treinar, estou no ritmo muito lento, praticando atividade 3 vezes na semana, o que considero muito bom pra quem antes não fazia nada. E tenho sempre bons resultados principalmente no quesito disposição para outras atividades.
Essa semana comecei a fazer um novo treino pulando corda, e estou adorando, não é tão divertido quanto na infância, mas a queima calórica é bem alta em relação a outros exercícios com grande trabalho cardíaco e respiratório e trabalha músculos do abdome, pernas e bumbum!
O treino que estou seguindo é esse:
Alongamento: tenho uma sequencia que faço para principais músculos. 10 minutos
Treino de Corda: São três minutos de saltos em cada tipo: com os dois pés (3 min), pé direito a frente(3 min), pé direito a trás(3 min), pé esquerdo a frente(3 min), pé esquerdo a trás(3 min). Totalizando 15 minutos. Pra iniciante a velocidade é moderada, é preciso prestar atenção na respiração adequada e a postura, é importante uso de tênis que absorva impacto.
Treinamento Solo, localizada: Em dias alternados: Braços, Pernas e Abdome. 15 minutos
Na alimentação me dou os parabéns, estou seguindo as regras comendo saladas, frutas e bebendo muita água e zero de chocolate, refrigerante e bebida alcoólica.
E vocês meninas, como estão na vida saudável? Já começou?
#Beijos @voneflor
Diário da Saúde #4: Nova Rotina, Exercícios...
Olá,Voltei e animada para escrever novamente meus posts sobre a mudança de hábitos (velhos e sedentários), quem fez ou está fazendo sabe que não é nada fácil, mas também não é nenhuma tortura, tudo dependendo dos motivos, que no meu caso é voltar a me sentir animada, disposta pra viver, esses e outros são os benefícios dos exercícios físicos, que na minha modesta opinião sempre deve ser associado a dieta equilibrada.
Estou fazendo o seguinte: me obrigando a beber pelo menos 1,5 l de água, a mudança das farinhas comuns pelas integrais, como exemplo da retirada do pão francês pelo pão de forma integral, diminui a ingestão de chocolates e guloseimas que tanto amo e infelizmente não vivo sem e nem quero!
Já comecei a rotina de Exercícios, tenho uma ajuda mega especializada em casa que me fez um roteiro de atividades de alongamento e exercícios no solo, mas também fiz um caderninho que breve mostrarei que tem fotos de alguns exercícios.
Não estou indo a academia, faço tudo em casa**: tenho esteira, um colchonete e um monitor frequencímetro cardíaco e muito bom senso para fazer tudo certo. Estou me animando tanto que fiz uma listinha de itens que quero adquirir para reforçar e estimular as atividades:
Mais do DIÁRIO DA SAÚDE.
Diário da Saúde #3: Um dia de cada vez
É um dia de cada vez mesmo, é acordar e pensar como você se sentiu bem fazendo aquele exercício, pensando nas vitaminas, e em tudo de bom que tem nas frutas, legumes e integrais. É lembrar todo dia que tudo que você come seu organismo precisa e armazena, muitas vezes em lugares não tão bons, como suas coxas, abdome e artérias.
Acordo pensando que sei que tudo que faço por mim, pra manter minha saúde hoje será reflexo no futuro que pretendo ter, linda, saudável e poderosa!
Nessa semana, fiz tudo errado, mas sem peso na consciência, estou equilibrando mais as coisas esta aí uma foto pra não me deixar mentir:
E vocês meninas que também estão fazendo seus projetos de alimentação/vida saúdavel como estão? Preciso me regrar mais!
#Beijos
Diário da Saúde #2: Resumo da semana II
É isso, e vocês meninas que tb estão na mudança de vida, fizeram progressos? Me contem, vamos dividir experiências.
Diário da Saúde #1: Recomeçar do Zero!
Chegou a hora de recomeçar, afinal nunca é tarde pra nada não é mesmo, e ter um blog e dividir isso com algumas pessoas também pode fortalecer a minha força de vontade que nesse momento é muita, mas é preciso ATITUDE essa sim só vai depender de mim.
FORÇA, quero fazer pela minha saúde e bem-estar que precisam chegar nos 80% sei que melhora em muitos apectos inclusive os estéticos.
Me ajudem! acompanhem e comentem nos posts.
O compromisso firmado comigo mesmo e com a saúde é:
- Mais ingestão de água
- Mais frutas e legumes na alimentação
- Proibido Chocolate (é minha muleta na ansiedade)
- Atividades Físicas
Já dei o primeiro passo:
![]() |
| Companheira com água ou suco natural |
Bom pro começo é isso, começei sábado e espero na próxima segunda já ter muitas coisas boas pra contar! Obrigado pela atenção! #Beijos e uma ótima semana.
Na alimentação: Linhaça
Mais uma vez eu falando de assunto da saúde, é uma nova tag Diário da Saúde, onde vocês poderão ler um pouco das coisinhas que ando pesquisando sobre a mudança na alimentação e as que realmente estou fazendo. O assunto hoje é a linhaça, essa é que tenho usado a dourada:
"Estudos demonstram que o ômega 3 presente na linhaça atua na prevenção de demência e mal de Alzheimer e s fibras da linhaça auxiliam na perda de peso, pois absorvem água, e formam um gel que retarda o esvaziamento do estomago aumentando a saciedade. Esse gel aumenta o volume do bolo fecal, regulariza o funcionamento do intestino e previne o câncer coloretal e ainda auxilia no controle das taxas de glicose sanguíneas, diminuindo o risco de diabetes.
Os benefícios da linhaça são observados quando ela é consumida triturada, já que a mesma passa sem sofrer digestão no trato gastrointestinal porque sua casca é resistente à ação do suco gástrico.
Linhaça dourada e a linhaça marron: A linhaça dourada, proveniente de climas frios, é muito mais rica em ômega-3, ômega-6, ômega-9 e gorduras polinsaturadas além de serem cultivadas sem agrotóxicos, já a linhaça marrom, mais fácil de encontrar e mais barata, possui pouco ômega-3, mas também uma ótima fonte de fibras.
Dicas de uso: Para consumir a linhaça com iogurte, frutas ou salada, o ideal é triturá-la. Mas, é importante bater apenas a quantidade que será utilizada no momento, pois ela perde seus nutrientes ao longo do tempo e se conservada em geladeira são 3 dias.
Eu não ia muito com a cara dessa semente, o cheiro dela não é muito estimulante, mas depois de ler e pesquisar sobre os benefícios, adorei e já estou aqui com o meu potinho de iorgute desnatado e linhaça!• A linhaça deve ser usada como tempero, nunca para cozinhar.• O azeite de oliva é ótimo para amenizar o sabor forte da semente.• Para que a linhaça faça efeito, é importante consumi-la diariamente.• Não adianta consumir a linhaça em quantidade exagerada – o indicado é de uma a duas colheres de sopa por dia -,pois pode interferir no processo de absorção de nutrientes.Fonte: Blog Jasmine Alimentos, Boa Forma
Explicações, distância e fatos!
Eita quanto tempo hein, na verdade exato dois meses desde a última postagem nesse blog (23/05 esmalte craquelado) pensei em excluir, pensei em vender, enfim deu tempo pra pensar muito.Olá meninas,
Muitas coisas aconteceram na minha vida que me deixaram sem tempo, desanimada pra pensar nesse mundo de beleza e afins. A primeira delas é o trabalho, pois a minha área de atuação profissional me toma muito tempo. A segunda coisa é o estudo estou no quarto ano e último semestre, faltam poucos meses pra me fomar naquilo que lutei muito, pois não foi nada fácil, estou na reta final e agradeço muito o apoio dos meus pais e claro de Deus, tenho muita coisa pra ver como o TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) e ainda 100 horas de estágio obrigatório pra cumprir.
Durante esse período, esse desgaste todo foi demostrado pela minha ansiedade descontada na comida, ou seja eu comi tudo que não devia e exagerei e engordei 6 kilos, saí dos 53kg e fui ao 59kg, bom se fosse só pelos quilinhos extras tudo bem, afinal nunca fui muito paranóica, mas fiz exames de rotina e meu colesterol LDL (ruim) foi ao 171 mg/dl sendo o desejável o valor de refência 100 mg/dl. E além disso em consulta com o dermatologista descobri que estava com Líquen Plano, uma doença inflamatória de pele sem causa conhecida e sem um tratamento eficaz - essa sim caiu como uma bomba destruindo literalmente minha autoestima pois ela se espalhou muito rápido e deixou marcas parecida com as sarampo;
Resolvi escrever tudo isso agora, após um tempinho pensando e contando com a ajuda de um amigo que foi um anjo pra mim, e voltar a escrever nesse blog, que sempre foi e sempre será um espaço autêntico e claro de coisas boas, será meu espaço também para ajuda psicologica, pois todas vocês mesmo que eu não conheça pessoalmente, também me ajudam com seu carinho!
Farei algumas mudanças no conteúdo, afinal quero dividir com vocês a mudança de rotina pra melhora da saúde, e outras coisinhas pessoais.
Obrigado e cabeça erguida sempre!
Beijos, Ivone.
Saúde: Cuidando da Alimentação
Não estou falando só em magreza, mas é se sentir bem, se conhecer e ver a beleza dentro de você também, se valorizar.
É possível sim, mas com muita força de vontade e empenho, e ajuda e motivação também ajudam a chegar em objetivo.
Quem só tem acesso a internet, tem muitas coisas disponíveis, mas qual o limite de uso do que se tem? Afinal assim como tem muitas coisas boas, existem muitas mentiras, e se falando em saúde, buscar uma fonte segura e de confiança é fundamental.
Conheçam o Bem Leve:
O site é um opção para assinantes as vantagens são maiores:
- Cardápio de hoje
- Lista de Compras
- Personal Diet
- Tabela de Calorias
- Tabela de Exercícios
- Fale com a Nutricionista
- Se cadastre no site e tenha acesso:
- Dicas da Nutricionista
- Os 10 mandamentos
- Passo a Passo
- Nossos Artigos
- Vídeos
- Fórum
- Calculadora do Prato
- Chat Bem Leve
- Reeducação Alimentar
- Dieta Vegetariana
- Dieta Anticelulite
- Dieta Desintoxicante
- OvoLactoVegetariana
- Dieta sem Glúten
- Dieta sem Lactose
PUDIM DIET
1 caixa de pudim dietético industrializado
200 ml de leite desnatado
MODO DE FAZER:
Despeje o conteúdo do pacote em ½ litro de leite desnatado. Mexa até o pó dissolver por completo.Cozinhe em fogo brando, mexendo sempre até levantar fervura. Manter por mais 1 minuto e desligar.Deixe esfriar e leve a geladeira.
Rendimento: 6 porções
Calorias por porção:20 Kcal
Cadastre-se lá e veja as vantagens da boa alimentação, receitas e dicas. Clique aqui e casdastre-se Grátis.
Saúde: 8 motivos para beber mais água
Saúde e beleza andam lado-a-lado, mas um dos cuidados mais básicos e eu diria mais barato e muito importante para o corpo é beber água. Barata, fácil de encontrar e não requer nenhum esforço beber água deve se tornar um ritual para quem quer se manter bem equilibrada e cuidada de dentro pra fora. Apresentamos apenas 8 motivos que só trazem vantagem no consumo de água.
1 - facilita a digestão: A água ajuda na formação de enzimas (substâncias que facilitam as reações químicas no organismo) e também da saliva e do suco gástrico, que atuam na digestão.
2 - combate o inchaço Sem uma hidratação adequada, o volume de sangue diminui. Assim, as vitaminas e os minerais que ele carrega demoram mais tempo para chegar às células e, consequentemente, na pele e nas extremidades como cabelo e unhas. Por outro lado, bem hidratada, sua pele fica bonita e seu cabelo e unhas fortes. Além disso, com uma boa irrigação, o organismo não retém sódio que é responsável pelo inchaço.
3 - reduz infecções: Ao se manter hidratada, você assegura que seu corpo será bem nutrido pelo sangue. É ele também que transporta minerais, como o ferro é importante para fortalecer as defesas do organismo.
4 - regula a temperatura: Por meio da transpiração, a água evita que o organismo entre em colapso com alterações bruscas de temperatura e faz com que ele se adapte ao ambiente.
5 - turbina a performance na malhação: O melhor desempenho em atividades físicas ocorre porque as fibras musculares ficam azeitadas, deslizando com mais facilidade, o que reduz o risco de cãibras e de contusões.
6 - desintoxica e previne a celulite: Grande parte das toxinas é expulsa do nosso organismo por meio da urina e do suor. Por dia, eliminamos 1 litro e meio de urina e o equivalente a um copo de água na transpiração. Se não houver hidratação suficiente, esse processo fica comprometido. A água amolece as fezes, facilitando a eliminação delas. Todo esse conjunto, aliado a melhora na circulação sanguínea, acaba prevenindo o aparecimento de celulite.
7 - ajuda a emagrecer: Isso acontece principalmente quando ela é consumida junto com fibras solúveis, encontradas, por exemplo, nas frutas e na aveia. A água também pode enganar temporariamente o estômago com sua presença, mas, como ela não sofre digestão e absorção, essa sensação passa rapidamente e a fome reaparece.
8 - melhora a absorção dos nutrientes: Vale lembrar que o sangue que carrega a glicose e outros nutrientes para as células, alimentando-as. E só uma hidratação adequada garante o volume ideal de sangue para transportar os nutrientes. Além disso, para serem absorvidos, eles precisam da água. É o caso das vitaminas C e do complexo B, que reforçam nossas defesas.
Hidrate-se!
Beijos














