Dieta: Corte os hábitos que fazem comer mais

escrito por Ivone Leles

Estava lendo essa matéria no Minha Vida, e achei bacana dividir com vocês, são os hábitos mais comum que fazemos e pode nos prejudicar na alimentação, me identifiquei com algumas coisas que faço:

Assistir à televisão enquanto se alimenta

Comer assistindo televisão, lendo uma revista, falando ao telefone, entre outras atividades, distrai e facilita os excessos alimentares.
Pular refeições
Deixar de ter um bom café da manhã, por exemplo, é um erro comum que acaba levando a pessoa a não ter energia durante o dia e favorece o consumo de lanches calóricos que fazem engordar.
Consumir muitos carboidratos simples
Eles são deliciosos. Mas, digeridos mais rapidamente, e elevam os níveis de açúcar no sangue. Balas, doces, chocolates pães e bolos de farinha branca levam o pâncreas a bombear quantidades ainda maiores de insulina para ajudar a restabelecer os níveis normais de açúcar no sangue.
Comer muito rápido
Esse é um hábito cada vez mais comum, principalmente em cidades grandes. Comer rapidamente faz com que você coma muito antes de perceber que já está satisfeito. O cérebro leva um tempo para começar a enviar sinais de satisfação. Mastigar mal os alimentos prejudica a digestão e é fator de risco para uma síndrome metabólica, uma combinação de sintomas como pressão alta, obesidade, colesterol alto, e resistência à insulina.
Beliscar
Durante as atividades do dia-a-dia, este hábito aumenta as chances de ficar acima do peso. A vontade de beliscar toda hora vem quando não nos alimentamos corretamente durante as refeições estipuladas ou quando os alimentos que compõem essas refeições são de baixo valor nutricional. Sabendo distinguir a fome da vontade de comer e marcando horários fixos para as refeições,sem intervalos muito grandes entre elas, a vontade de beliscar passa e você come menos. Evite deixar doces, bolos, chocolates e petiscos nos armários de casa.
Para as mudanças de hábitos:

  • O ideal é sentar-se à mesa, num ambiente tranquilo. Alimente-se devagar, descansando os talheres sobre a mesa entre uma porção e outra. Faça um teste e perceba que você necessita de uma porção muito menor para se sentir saciado;
  • Procurar comer em poucos períodos de tempo 3 em 3 horas é o ideal;
  • Não pular refeições. Ex: "não jantar" e sim faça uma escolha de alimentos mais balanceados nesse jantar, evitando carboidratos;
  • Troque os carboidratos simples pelo integral, dão mais saciedade, além de outros benefícios; 
  • Coma devagar e mastigue bem os alimentos, lembrando que a boa digestão começa na boca;
  • Para a fome que aparece no meio de dia para os lanchinhos, prefira frutas.
Beijos e boa alimentação!


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