Na alimentação: Linhaça

escrito por Unknown

Olá meninas,
Mais uma vez eu falando de assunto da saúde, é uma nova tag Diário da Saúde, onde vocês poderão ler um pouco das coisinhas que ando pesquisando sobre a mudança na alimentação e as que realmente estou fazendo. O assunto hoje é a linhaça, essa é que tenho usado a dourada:

 "Estudos demonstram que o ômega 3 presente na linhaça atua na prevenção de demência e mal de Alzheimer e s fibras da linhaça auxiliam na perda de peso, pois absorvem água, e formam um gel que retarda o esvaziamento do estomago aumentando a saciedade. Esse gel aumenta o volume do bolo fecal, regulariza o funcionamento do intestino e previne o câncer coloretal e ainda auxilia no controle das taxas de glicose sanguíneas, diminuindo o risco de diabetes.
Os benefícios da linhaça são observados quando ela é consumida triturada, já que a mesma passa sem sofrer digestão no trato gastrointestinal porque sua casca é resistente à ação do suco gástrico.
Linhaça dourada e a linhaça marron: A linhaça dourada, proveniente de climas frios, é muito mais rica em ômega-3, ômega-6, ômega-9 e gorduras polinsaturadas além de serem cultivadas sem agrotóxicos, já a linhaça marrom, mais fácil de encontrar e mais barata, possui pouco ômega-3, mas também uma ótima fonte de fibras.
Dicas de uso: Para consumir a linhaça com iogurte, frutas ou salada, o ideal é triturá-la. Mas, é importante bater apenas a quantidade que será utilizada no momento, pois ela perde seus nutrientes ao longo do tempo e se conservada em geladeira são 3 dias.
• A linhaça deve ser usada como tempero, nunca para cozinhar.
• O azeite de oliva é ótimo para amenizar o sabor forte da semente.
• Para que a linhaça faça efeito, é importante consumi-la diariamente.
• Não adianta consumir a linhaça em quantidade exagerada – o indicado é de uma a duas colheres de sopa por dia -,pois pode interferir no processo de absorção de nutrientes.

Eu não ia muito com a cara dessa semente, o cheiro dela não é muito estimulante, mas depois de ler e pesquisar sobre os benefícios, adorei e já estou aqui com o meu potinho de iorgute desnatado e linhaça!


9 comentários:

  1. Estou ingerindo linhaça todos os dias, no café da manhã, há dois anos. Pra mim, foi um mega achado! Notei melhora na minha pele e meu intestino funciona muito melhor! Recomendo. Bj.

    ResponderExcluir
  2. Nossa adoro linhaça estou usando a dourada sera que ela é boa tambem??? mas já estou seguindo o blog e adorando dá uma passadinha no meu e se puder me seguir tambem agradeço *-*
    www.dettinhaesperta.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Tati,
    Nossa que bom, eu tb senti muita diferença, principalmente no intestino funcionando bem!
    Obrigado pelo comentário. Bjs

    Oi Dettinha,
    Peloo que pesquisei a dourada é a melhor em muitos quesitos, continuaremos usando!
    Bjs. Obrigado pelo comentário.
    =)

    ResponderExcluir
  4. Olá, adorei o blog!
    Já to seguindo! (:
    Segue o meu tb?
    www.misturamoderna.blogspot.com

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  5. Combinação linhaça+aveia é muito boa. Uso as farinhas na comida mesmo... Mas sinto que deixa gosto em algumas coisa...

    E que bom q vc voltou! E melhoras em tudo aí!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tamires, deixa um gostinho sim, gosto de usar nas frutas com suco. eu penso que tá ruim na boca, mas faz bem para o corpo! bjs

      Excluir
  6. Pode até fazer bem mas o gosto é horrível, por isso não faz sucesso e dificilmente alguém consegue usa-la por mto tempo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O gosto não é muito bom, eu falo por mim que uso todos os dias, um pouco seja no iogurte, um colher de sopa no suco de laranja.

      Excluir

Deixe seu comentário, sua opinião que será respondido em breve! Bjs ;)